Telefone: (11) 3536-2478 - (11) 99409-7274 contato@auraclara.com.br

Aqui na Auraclara notamos que mais de 80% das causas e problemas de saúde se apresentam (até mesmo para o paciente) de forma inconsciente. Ou seja, no primeiro momento de uma consulta médica, aquilo que chega como queixa e sintoma reflete apenas uma pequena parte da questão.

O sintoma físico é apenas a ponta do iceberg!

Além disso, em geral, quanto mais crítico o estado de saúde de um paciente, menos em conexão ele estará com o que ocorre “abaixo da superfície”. E, consequentemente será menos provável que ele informe espontaneamente e de antemão o quadro todo na consulta.

Por isso precisamos capacitar nossos profissionais e agentes da saúde para não olhar o sintoma ou a parte do corpo de forma isolada, mas sim investigar o paciente como um ser humano que além de corpo, possui uma rede de relações tanto interna (consigo mesmo), quanto externa (com seu círculo social e o mundo). 

Também é preciso capacitar esses agentes a perguntar, investigar e muitas vezes inferir aquilo que está abaixo da superfície, uma vez que nem tudo virá a luz apenas pelo esforço do paciente. O manejo da consulta deve dar ao profissional não apenas o “olho clínico” que rapidamente capta sintomas e anomalias físicas, mas também uma escuta ativa, capaz de captar o que é dito pela pessoa para além das palavras. 

Não menos importante, o ambiente da consulta deve favorecer essa troca, sendo acolhedor. E se o profissional da saúde irá olhar para o paciente como um ser humano integrado, o local deverá estar equipado com uma equipe multidisciplinar e colaborativa, para ser capaz de uma vez descoberto o mundo abaixo da superfície, que seja possível trata-lo. 

É assim que a Auraclara vê a saúde, e é assim que trabalhamos: para além da superfície, por isso aplicamos as ferramentas de Health Coaching desde o primeiro atendimento.